segunda-feira, 8 de março de 2010

O direito de votar: como fazer dessa conquista um meio para promover as transformações sociais de que o Brasil necessita?


Vivemos dentro de um sistema democrático presidencialista. No Brasil a partir dos dezesseis anos concerne a todos os cidadãos, através do título eleitoral, o direito de votar. O mesmo é facultativo para analfabetos e maiores de setenta anos.

O voto é uma força que pode mudar o destino do país. Todavia não dá para pensar em transformação social quando o direito ao voto para maioria dos brasileiros torna-se um dever. Essa realidade é muito complexa. Muitos indivíduos têm suas escolhas políticas manipuladas por dependerem diretamente ou indiretamente de cargos, parcerias ou empregos ligados às autoridades do governo. Uma grande parcela populacional principalmente de classe social mais baixa, deixa-se levar pela doação de dinheiro ou algo associado ao mesmo por parte dos políticos, e assim acaba tendo seu voto controlado. O método eleitoral ao qual estamos situados é secreto, porém os resultados eleitorais evidenciam que muitas pessoas na hora de votar levam em conta a fidelidade.

Por isso é necessário que a escolha de nossos representantes seja encarada com seriedade. Refletir, analisar as melhores propostas e assim optar dignamente. Essa escolha se tornaria mais eficiente se houvesse uma maior fiscalização e leis rigorosas contra a manipulação de votos nas eleições.Além do voto consciente dos eleitores, o povo deve efetuar cobranças para que realmente os planos políticos sejam efetivados.

8 comentários:

  1. isto e muito interesante pois mostra o direito de votar pois todos tem o direito de votar

    ResponderExcluir
  2. muito bom esse texto. valeu vc é o cara!

    ResponderExcluir
  3. Muito obrigado tenho um texto que tenho que criar e a sua postagem me ajudou muito obrigado

    ResponderExcluir
  4. Muito obrigado tenho um texto que tenho que criar e a sua postagem me ajudou muito obrigado

    ResponderExcluir
  5. Muito bom,parabéns pelo texto!!!
    👍👍👍

    ResponderExcluir