segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

O indivíduo frente à ética nacional


O Brasil atualmente é um país subdesenvolvido. Uma das causas dessa realidade foi o mesmo ter sido submetido no passado a uma colônia de exploração. Mas isso não é um fator determinante, o que comprometeu seu desenvolvimento foi principalmente a mentalidade das pessoas. Hoje com instância, vemos casos de mensalões, escândalos, corrupções, etc. Dessa maneira a imagem moral de nossa nação é comprometida no contexto mundial.

Grande parte da população é espectadora frente à administração nacional, generaliza os políticos, rotulando-os de desonestos e corruptos. Esse pensamento imobiliza muitos indivíduos de batalharem por seus direitos como cidadãos. Consequentemente com o tempo o que ocorre de errado na política é tido como normal, devido além da passividade das pessoas, a justiça é lenta e pouco consegue para punir os corruptos. Isso é fruto de um país onde a qualidade do setor educacional deixa muito a desejar, pois em uma nação onde a cultura e a educação são priorizadas, de um modo geral, as pessoas possuem visão de mundo e senso crítico, o que as tornam mais ativas.

Nosso país precisa de um povo ativo que tome conhecimento das leis, para que assim, possa pressionar e combater a falta de moral das autoridades. E é investimento em educação que mais contribui para formação de cidadãos atuantes. Além disso, a formação da ética é o espelho de nossa alma e ela nos é instruída a partir de nossa atuação na sociedade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário