segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

Sustentabilidade


A intensa poluição do ar, a grande produção de lixo, o desperdício de água, o desmatamento, as queimadas, entre outros fatores, tem contribuído para o comprometimento da vida na Terra. O fenômeno aquecimento global vem se agravando com o passar dos anos e seus efeitos já são perceptíveis e visíveis. Diante disso investir na sustentabilidade é uma boa idéia, mas não uma tarefa fácil.

Para muitos empresários o desenvolvimento sustentável inviabiliza os lucros. É preciso desfazer esse pensamento e priorizar a questão ambiental. O primeiro passo é as indústrias adotarem políticas sustentáveis. Exemplos disso são: plantio de árvores, parcerias entre organizações ambientalistas e empresas, utilização de fontes de energia renováveis substituindo as não-renováveis, entre outras.
As pessoas de um modo geral devem agir e pensar de maneira sustentável no seu cotidiano, como preservarem o meio ambiente, economizarem a água, evitar o desperdício de materiais através do controle do consumo, etc.
Os políticos devem levar à frente metas ambientais, realizarem campanhas, elaborarem leis e tributos contra a agressão ambiental, organizarem um país onde o ‘’verde’’ é priorizado.

Sei que para tanto haverá bastantes dificuldades, devido ao nosso sistema econômico, capitalismo, não favorecer isso. Porém se houver uma cooperação mundial visando a sustentabilidade, provavelmente nosso planeta sobreviverá.

Nenhum comentário:

Postar um comentário