sábado, 19 de junho de 2010

Drogas: como combater esse mal?


O problema das drogas é mundial, envolve uma circulação de dinheiro incalculável e um sistema de gerenciamento bem organizado. A estrutura deste pode ser comparada a uma pirâmide, onde no topo encontram-se indivíduos poderosíssimos que financiam os entorpecentes. Já nas partes mais baixas estão os distribuidores finais, também ligados ao vício e a intensa criminalidade decorrente. Na base estão os usuários. Fortes grupos armados são formados para manter essa organização.

Acabar com essa verdadeira máquina de narcóticos é um fator complexo. O ponto de partida é atacar as origens do mal, começando dos países cultivadores de coca como a Colômbia, o Peru e a Bolívia. Não é uma tarefa fácil, porém não é impossível. Isso porque os serviços policiais internacionais conhecem o funcionamento do tráfico, sabem onde se localizam os plantios (caso de coca e maconha) e os pontos de distribuição.

Se não houvesse consumidores não haveria produção, por isso campanhas de conscientização no combate às drogas são fundamentais. Porém a ação isolada das mesmas não é suficiente para amenizar esse mal. É preciso somado a elas mover as forças armadas de todo o planeta contra o tráfico de drogas, formando uma verdadeira guerra civil. Uma prioridade seria o fortalecimento das fronteiras entre os países, evitando a disseminação das substâncias. No entanto se os órgãos públicos e a própria sociedade continuarem apáticos diante dessa problemática global, as nossas vidas e de nossos filhos cada vez mais estarão ameaçadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário