quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Água: um bem finito


A água do planeta já passa por uma crise. Mas isso não quer dizer que ela esteja acabando. O seu volume global jamais diminui ou aumenta, está em constante ciclo e por isso podemos considerá-la uma matéria renovável. No entanto, não é um recurso inesgotável, pois tudo depende do equilíbrio entre o consumo e a renovação.

Nos dias atuais passamos por um desequilíbrio no ciclo hidrológico causado principalmente pela ação humana. O consumo crescente e o desperdício, a contaminação dos mananciais e as alterações climáticas ameaçam a disponibilidade hídrica em proporções globais.

Além disso, há o fator natural, ou seja, a natureza não distribui a água de maneira igualitária pelo mundo. Enquanto há regiões detentoras de água em abundância, outras não possuem o mínimo desse recurso para as necessidades básicas da população.

Dessa forma a solução da crise em toda sua extensão exige mudanças profundas nos padrões de consumo e nas culturas econômicas, bem como o desenvolvimento de políticas públicas mais efetivas para o acesso universal aos serviços de saneamento e fornecimento de água.

Nenhum comentário:

Postar um comentário