quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Porque eles querem ser perfeitos?


A teoria de Karl Marx, filósofo do século XIX, diz que o motor da sociedade é a luta de classes, a divergência entre ricos e pobres. A classe dominante desde as primeiras civilizações até os dias atuais controla a ideologia das pessoas para justificar seus interesses. Hoje, as concepções de corpo ideal, padrão de beleza, moda, são artifícios que fazem parte da ideologia da classe vigente: a burguesia.

Na grande maioria dos países predomina o modelo econômico capitalismo. Este tem contribuído para um exagerado consumismo no mundo. A busca obcecada pela beleza, pela imagem ideal, nos faz consumir, gastar, comprar. É justamente isso que os burgueses querem. A beleza natural vai cedendo espaço para uma beleza artificial, devido aos avanços na cirurgia plástica. Assim as classes sociais mais baixas desprovidas de recursos financeiros, ficam à margem, sujeitas ao preconceito, à exclusão. Não é à toa que indivíduos detentores da estética burguesa têm uma maior probabilidade de obter sucesso e ser bem aceito socialmente. Mas é necessário muita cautela, pois uma busca demasiada pelo ‘’corpo perfeito’’ pode ter consequências danosas mais tarde.

Sabemos que a imagem é muito relevante no âmbito social, porém é preciso evitar exageros e não entrar de forma precipitada no ‘’jogo burguês’’. Além disso, o respeito entre as pessoas, independentemente de raça, sexo, forma física, etc. é fundamental e torna a convivência social mais harmoniosa. A verdade é que a minoria que está no poder controla as idéias; já a maioria responsável pela produção dos bens matérias, para não ficar à margem da organização humana, tendem a seguí-las.

Nenhum comentário:

Postar um comentário