quarta-feira, 21 de abril de 2010

Pena de morte


A criminalidade é bastante relativa no contexto mundial. Em países subdesenvolvidos ela é mais acentuada devido a vários aspectos, dentre eles as elevadas desigualdades sociais causadas pela grande concentração de renda. Nas nações desenvolvidas há violência, porém em menor número, pelo fato das mesmas possuírem um elevado padrão de vida, concentração de renda pequena, etc. Cada país possui sua constituição, por isso cada um combate o crime a sua maneira.

Uma das formas de punição usada em alguns países do mundo é a pena de morte. Consiste na execução de um indivíduo condenado de assassínio premeditado, estupro, corrupção, entre outros, variando de acordo com o poder judiciário de cada nação. Atualmente ela é muito controversa. Os que são a favor dizem que é eficaz na prevenção de futuros crimes; os opositores dizem que não é aplicada de forma eficaz, e que como conseqüência, são anualmente executados vários inocentes.

Pena de morte é algo a ser bastante pensando e analisado. Se a mesma for acompanhada de provas consistentes e uma análise minuciosa sobre o caso, poderá ter eficiência. Entretanto combater o crime adotando punições severas aos infratores não é o melhor caminho para amenizá-lo. É preciso priorizar a base, e esta está principalmente na cultura e na educação de um país.

Nenhum comentário:

Postar um comentário