domingo, 11 de abril de 2010

Valorização do idoso


Estamos passando por uma verdadeira ‘’revolução demográfica’’. Segundo dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) a população idosa representa um contingente de quase 15 milhões de pessoas com 60 anos ou mais de idade (8,6% da população brasileira).

Na velhice, todas as faculdades físicas enfraquecem. É lamentável que muitos jovens e adultos não percebam a fragilidade dos idosos e não lhes dêem a devida atenção. Muitas pessoas só respeitam e compreendem essa realidade quando elas próprias chegam a essa faixa etária. Casos de maus tratos e agressões contra anciãos são relatados com freqüência em noticiários. É bom lembrar que os velhos de hoje ajudaram a construir o mundo até aqui.

A sabedoria e a experiência dos idosos são relevantes no contexto social. Por isso é preciso valorizá-los e respeitá-los. As autoridades governamentais devem por em vigor o estatuto do idoso, elaborar leis rigorosas contra a violação do mesmo. Afinal todos nós se chegarmos nessa fase da vida, almejamos ter condições de viver bem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário