domingo, 3 de outubro de 2010

A amizade


A definição de amizade pode ser entendida como uma relação de identidade de idéias, pensamentos e ações. Geralmente consideramos como nossos amigos, indivíduos possuidores de atitudes e conceitos semelhantes aos nossos. Daí a aversão às vezes que temos, a outras pessoas que não combinam com a nossa conduta. Porém antes de cultivar relacionamentos, é preciso saber o que é um verdadeiro amigo.

Amigo de verdade é aquele que alimenta um intenso sentimento de solidariedade, respeito e confiança com o próximo; é leal e não mede esforços para, quando necessário, ajudar. Infelizmente seres humanos com esse perfil são raros de encontrar. Por isso o valor da célebre frase: ‘’Quem encontra um amigo, acha um tesouro’’.

Em uma ligação de amizade é essencial o diálogo e o respeito. Além disso, aceitar os defeitos e apreciar as virtudes de um amigo contribui pra formação de uma afetividade sólida.

É muito bom conhecer novas pessoas, troar idéias, interagir com alguém. È dentro desse contexto que se faz necessário sermos cautelosos na escolha de uma relação afetiva. O que não podemos é deixar de ter amigos, pois estes são tão relevantes que sem eles a vida fica sem graça, ficamos fadados ao egoísmo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário