domingo, 3 de outubro de 2010

A influência da televisão na vida das pessoas


Atualmente a televisão está tão popular que se tornou presente, direta ou indiretamente, na vida de muitas pessoas, exercendo um papel determinante na formação e nas atitudes de toda a sociedade.

A programação da TV está cada vez mais recheada de modismos, padrões estéticos e comportamentais. Muitos indivíduos deixam-se influenciar e são alienados. Consequentemente a sociedade vai se desestruturando. Isso é reflexo de uma massa de telespectadores sem criticidade, visão de mundo e personalidade própria, pois, se existem tais programas, é porque tem quem os assistam. Dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) dizem que 11,6% da população brasileira com 15 anos ou mais é analfabeta, ou seja, essas têm a televisão como única fonte de informação. Neste caso a telinha funciona como ditadora de regras, estilos e modas.

A passividade das pessoas diante da televisão pode ser modificada a partir da conscientização dos direitos como cidadão, já que esse meio de comunicação é uma concessão pública. Além disso, investimentos em educação e cultura aliados a um vigoramento fiscal por parte do governo nas instituições do Estado, contribuirão para constituição de gente mais pensante, menos hipnotizada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário